segunda-feira, 29 de agosto de 2011

observações dos alunos sobre a ISO 14000


ISO 14000
Objetivo:
Aplica-se a qualquer empresa interessada em implementar um sistema ambiental, assegurar conformidade com sua política ambiental definida. Ela é reconhecida nacional e internacionalmente. Não existe uma abordagem única, ela tem que ser documentada e estar disponível a todos.
Etapas:
1- Requisitos gerais – a organização deve documentar e melhorar o SGA.
2- Política ambiental – definida pela alta administração com a manutenção da gestão ambiental, tem que ser documentada e estar disponível para todos.
3- Planejamento
a)      Aspecto Ambiental – identificar os aspectos ambientais dentro do seu escopo de atividade, aspectos ambientais significativos que devem ser considerados na implantação, manutenção do SGA.
b)      Requisitos Legais – deve identificar acordos e contratos que afetam as atividades da empresa e respeitá-los.
c)       Objetivos, Metas e Programa – estabelecer metas e objetivos, considerando questões de curto e longo prazo e coerentes com a política ambiental. Avaliar as questões tecnológicas para identificar a viabilidade.
4- Implantação e Operação
a)      Recursos, funções, responsabilidade e autoridades – fica sob responsabilidade da alta administração criar a política ambiental, identificando um líder. Essa política ambiental é, então, difundida para o resto da organização. Tem que haver comprometimento de todas as áreas.
b)     Competência, treinamento e conscientização – conscientizar todos os trabalhadores para tornar a política ambiental uma cultura organizacional, desenvolver habilidades que permitam a implantação e manutenção da política.
c)      Comunicação – divulgação interna da política ambiental.
d)     Documentação – formalização, normas e procedimentos.
e)     Controle de documentos – gestão dos documentos e acesso a eles.
f)       Controle operacional – identificação das operações ligadas às questões ambientais, das metas e objetivos. É feito um controle contínuo (PDCA).
g)      Preparação e resposta a emergência – ter resposta para um possível problema que impacte o meio ambiente, um plano de contingência.
5- Verificação
a)      Monitoramento e medição – avaliar e mensurar quais características principais das operações que podem impactar o meio ambiente e medir essas características constantemente. Verificar se os equipamentos estão medindo regularmente.
b)     Avaliação do atendimento a requisitos legais – demonstrar que tenha sido avaliado o atendimento aos requisitos identificados.
c)      Não conformidade – haver o mínimo de planejamento formal para identificar, corrigir as não conformidades e estabelecer ações preventivas.
d)     Controle de registro – verificar se as características estão de acordo com os requisitos e ter rastreabilidade de onde elas atuam.
e)     Auditoria interna – visita de auditores periodicamente (da empresa ou não), mas que tenham imparcialidade.
f)       Análise pela administração – a administração tem que estar presente para o controle do SGA e garantir a melhoria contínua (PDCA).

Relação da ISO 14000 com outros Sistemas de Gestão:
A ISO 14000 se relaciona com o Sistema de gestão da Qualidade (ISSO 9000) - ambos podem ser utilizados conjuntamente pela organização. Para tanto, é preciso que haja convergência dos seus requisitos. Ambas se baseiam na melhoria contínua. Os aspectos ambientais da ISO 14000 se relacionam com a determinação de requisitos relacionados ao produto da ISO 9000 e com a análise crítica desses requisitos.
Limitações e questões importantes:
O grupo considerou a ISO 14000 muito generalista, não informa indicadores e parâmetros de comparação para análise da organização e nem aonde encontrá-los. Um estudo de caso seria interessante para entender de que maneira ela impacta na imagem da empresa, se agrega valor, e a quem ela está mais direcionada (acionista, consumidor, empresas que pertencem ao seu processo produtivo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário